Liberdade para o MP3!


Projeto legaliza cópia de CD comprado para tocador de MP3

"Já se vão 12 anos desde que a atual Lei dos Direitos Autorais foi aprovada. Não é surpresa que a lei se encontre defasada, principalmente quando se fala de internet e arquivos digitais de música --tópicos praticamente inexistentes em 1998.

Para contemplar as novas tecnologias e reformar outros pontos, um novo projeto de lei para os direitos autorais está disponível para consulta pública desde segunda-feira.

A intenção do MinC (Ministério da Cultura) é receber sugestões da sociedade para eventuais mudanças --processo semelhante ao que ocorreu de forma bem sucedida com o Marco Civil da Internet do Brasil, projeto do Ministério da Justiça para regulamentar a internet no país, que contou com a participação da população.

Hoje é infração à lei transferir arquivos MP3 de um CD comprado por você para seu tocador de músicas digitais, por exemplo.

A revisão corrige isso e propõe novas atualizações --apesar de não citar diretamente os termos "internet" ou "arquivos digitais" em parte alguma do texto.

O processo pode ser aproveitado pela sociedade para que outros temas também sejam discutidos, como a transmissão de arquivos por meio de programas de compartilhamento (P2P) ou de torrents e formas alternativas de remuneração para o artista que tiver suas músicas compartilhadas na rede.

Outros assuntos que não dizem respeito à internet, como a criminalização do jabá e a criação de órgão para fiscalizar as entidades de arrecadação de direitos, também fazem parte do projeto."

Fonte: Folha.com


| Blog Fino da Bossa: Liberdade para o MP3!Compartilhar com Twitter|Compartilhar com Facebook

0 [ Fala aê! ]:

Related Posts with Thumbnails